A Energia de Alcoutim

O maior parque solar da Galp em Portugal levou a empresa e a sua Fundação até Alcoutim. Procurámos conhecer o contexto deste município algarvio, aproximar-nos das suas pessoas e mapear os parceiros sociais mais relevantes a nível local. Juntos, começámos a desenhar os projetos que darão corpo ao plano de envolvimento nesta comunidade: a Energia de Alcoutim.

Documentário: A Energia de Alcoutim

Para nós, a Energia de Alcoutim são as suas pessoas. Esta é a história de algumas delas

Em Alcoutim, a atuação nos nossos eixos estratégicos - acesso à energia, acesso à educação e redução de desigualdades - é complementada pela proteção da biodiversidade

Promovemos o autoconsumo solar

'Energizar a comunidade local de Alcoutim' é um projeto de autoconsumo de energia solar com um propósito social.

Ao instalarmos unidades de produção de energia limpa, neste caso, painéis fotovoltaicos, estamos a criar uma comunidade mais sustentável, reduzindo as emissões de CO2 e a fatura energética das instituições sociais que integram o projeto. Iniciado em 2023, o projeto conta já com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Alcoutim, o lar e centro de dia e o centro infantil 'A Joaninha'.

A Fundação Galp vai continuar a apoiar a comunidade com soluções de energia, tanto para autoconsumo individual quanto para autoconsumo coletivo.

Pedalamos pela mobilidade sustentável

Mobilidade sustentável, inclusão social e um forte sentido de compromisso para com a comunidade de Alcoutim. Assim surge o projeto 'Vilas em Movimento', uma parceria com a Associação Odiana e o município de Alcoutim, que instalou 14 bicicletas elétricas partilhadas e quatro docking stations em locais-chave da vila.

Saber mais sobre o 'Vilas em Movimento'

Apoiamos a educação e inclusão

Com a associação EPIS - Empresários pela Inclusão Social, premiamos o mérito académico de alunos do município com bolsas universitárias, ajudando a combater o abandono escolar por motivos económicos.

Para fomentar a literacia energética, organizamos visitas de estudo à central fotovoltaica de Alcoutim, convidando os mais novos a conhecer o parque solar e as várias profissões "por detrás" da sua construção e operação.

Saber mais sobre a última edição das bolsas sociais EPIS
P

Reforçamos o apoio a parceiros sociais

Priorizamos o apoio a parceiros sociais relevantes a nível local. Neste sentido, estabelecemos uma parceria com a Associação Odiana, que nos auxilia na implementação do projeto 'Vilas em Movimento' e nos demais programas da Fundação Galp em Alcoutim.

Conhecer as histórias com boa energia da comunidade de Alcoutim

Combatemos o isolamento sénior

Para mitigar o isolamento da população sénior, e no âmbito do projeto 'Vilas em Movimento', apoiamos a Associação Odiana na dinamização de workshops, visitas culturais, como idas ao teatro ou cinema, e atividades intergeracionais para reduzir as barreiras sociais e culturais entre diferentes grupos etários.

Além disso, inaugurámos o 'Espaço Mobilidade' que oferece fisioterapia e exercício físico à população local, e, com o apoio dos bombeiros, GNR e profissionais de saúde, realizamos ações de proximidade para consciencializar os mais velhos sobre segurança pessoal, entre outros temas.

B

Protegemos a biodiversidade

A proteção da biodiversidade é prioritária. Por isso, estamos a implementar um Plano de Ação para a Biodiversidade que inclui campanhas de monitorização de fauna, instalação de caixas-ninho e hotéis para insetos e aves, e testes de ADN a plantas do parque.

Em breve, vamos iniciar a plantação de aromáticas e instalar três colmeias de abelhas melíferas. Além disto, temos um protocolo com dois pastores da região, que utilizam as centrais fotovoltaicas como terreno de pasto para os rebanhos de ovelhas.